https://www.c-days.cncs.gov.pt/wp-content/uploads/2023/06/catarina_bastos_662x654.png

Catarina Bastos

“Catarina Bastos licenciou-se em Física/Matemática Aplicada – Astronomia pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto em 2005. Doutorou-se em Física com a tese: “Phase Space Noncommutativity: Formalism and Applications” pelo Instituto Superior Técnico (IST) em Lisboa em 2010. Durante o seu doutoramento e pós-doutoramento no Instituto Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN) tornou-se especialista em modelos usando a mecânica quântica para explicar diferentes aspectos físicos do universo. Publicou um total de 28 artigos: 20 em revistas internacionais de revisão e 8 em anais de conferências.
Em 2017 entrou na Deimos Engenharia, trabalhando em vários projetos relacionados com a ESA. Recentemente, tornou-se Chefe do Centro de Competência de Comunicações Seguras, liderando a equipa de Comunicações Quânticas, e Gerente de Projectos para na área da Defesa na Deimos Engenharia.
É coordenadora de um projeto pioneiro para a Defesa Europeia, DISCRETION, onde será desenvolvida uma Software Defined Network com nós de distribuição de chaves quânticas em conjunto com Espanha, Áustria e Itália. É também a coordenadora do projecto que vai edificar a Infraestrutura Portuguesa de Comunicações Quânticas, PTQCI, sendo o primeiro segmento de infraestrutura de comunicações quânticas ligado ao euroQCI, em estreita coordenação com o GNS.“