https://www.c-days.cncs.gov.pt/wp-content/uploads/2022/05/CatarinaBastos_662x654.jpeg

Catarina Bastos

Catarina Bastos licenciou-se em Física/Matemática Aplicada – Astronomia pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto em 2005 e doutorou-se em Física no Instituto Superior Técnico (IST) em Lisboa em 2010. Durante o doutoramento e já como investigadora no Instituto Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN), tornou-se especialista em modelos usando uma extensão da mecânica quântica para explicar diferentes aspectos físicos do universo primitivo.
Em fevereiro de 2017 iniciou sua aventura na Deimos Engenharia, no departamento de GNSS, onde trabalhou em vários projetos relacionados com modelos de determinação orbital. Em 2019 tornou-se Gestora de Projetos na Deimos e ficou como responsável pelas atividades comerciais e de desenvolvimento de negócios em GNSS em Lisboa.
Em 2021 tornou-se Bid and Project Manager num novo centro de competências na Deimos direcionado para comunicações seguras. Tornou-se a coordenadora de um projeto pioneiro para a Defesa Europeia no Âmbito do programa EDIDP, DISCRETION, onde será desenvolvido uma Software defined Network recorrendo a nodos de distribuição de chaves quânticas para uma maior segurança, em conjunto com Espanha, Áustria e Itália. Vários projetos para prosseguir o desenvolvimento e operacionalização destas redes em Portugal foram também submtidos. Em 2022 foi designada como Account Manager da Defesa na Deimos Engenharia.