https://www.c-days.cncs.gov.pt/wp-content/uploads/2021/05/MarianaVieiraDaSilva_662x654.jpg

Mariana Vieira da Silva

Mariana Vieira da Silva nasceu em Lisboa em 1978. Licenciada em Sociologia, pelo ISCTE-IUL, concluiu a parte curricular do Doutoramento em Políticas Públicas, encontrando-se a terminar uma dissertação sobre políticas de saúde e de educação em Portugal.
Exerceu funções como investigadora no CIES-IUL, trabalhando na área das políticas públicas, políticas de saúde, políticas de educação e políticas de justiça, com diversas publicações nestas áreas. Foi, ainda, formadora do INA e do IPPS-IUL.
Entre 2009 e 2011, foi Adjunta do Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro, tendo anteriormente trabalhado como Assessora da Ministra da Educação Maria de Lurdes Rodrigues, entre 2005 e 2009.
Fez parte da equipa organizadora do Fórum das Políticas Públicas, no ISCTE, e foi membro do Conselho Consultivo do Descobrir – Programa Gulbenkian para Cultura e Ciência, da Fundação Calouste Gulbenkian.
Exerceu no XXI Governo Constitucional as funções de Secretária de Estado Adjunta do Primeiro-Ministro, entre novembro de 2015 e fevereiro de 2019, e de Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, entre fevereiro e outubro de 2019.
Desempenha atualmente o cargo de Ministra de Estado e da Presidência.