https://www.c-days.cncs.gov.pt/wp-content/uploads/2022/05/foto_662x654-Franciscos-MacBook-Pro.jpg

Nelson Escravana

Nelson Escravana, Diretor da Área de Cibersegurança e membro Executivo do Conselho de Administração do INOV – INESC Inovação, possui mais de 20 anos de experiência profissional em telecomunicações e segurança da informação, sendo consultor regular de diversas entidades nacionais e internacionais.
Coordena uma equipa afeta à realização de projetos de investigação, desenvolvimento e integração de tecnologia nos campos da cibersegurança ofensiva, resposta a incidentes de cibersegurança, deteção de intrusões em infraestruturas críticas e análise forense digital. É responsável pela realização de auditorias de segurança no âmbito da prevenção e resposta a incidentes, análise e conceção de soluções.
Participou em mais de uma dezena de projetos europeus de I&D, entre os quais se destaca o projeto EUNOMIA focado na criação de tecnologias descentralizadas que permitam aumentar a confiança nos conteúdos partilhados online. Coordena atualmente o projeto IRIS, focado na resposta a incidentes de cibersegurança afetando IoT e Inteligência Artificial.