https://www.c-days.cncs.gov.pt/wp-content/uploads/2022/05/vasco_vaz_662x654.jpg

Vasco Vaz

Vasco Vaz é consultor no Centro Nacional de Cibersegurança, onde ingressou em 2020. É responsável pelo projeto de desenvolvimento do quadro nacional para a certificação de cibersegurança e pelas atribuições no CNCS decorrentes da implementação do Regulamento (UE) 2019/881 para a certificação da cibersegurança na UE, promovendo a cooperação internacional em fóruns como o European Cybersecurity Certification Group, os Grupos de Trabalho Ad- Hoc da ENISA para a certificação e o Grupo de Cooperação no âmbito da Diretiva relativa à Segurança das Redes e dos Sistemas de Informação. No âmbito deste último, liderou o Work Stream 12 sobre a cibersegurança no setor da saúde até junho de 2021.
É licenciado em Sociologia pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas e entre 1999-2012 foi Inspetor da Unidade de Contraterrorismo da Polícia Judiciária, desenvolvendo análise de informação estratégica e operacional e cooperação internacional no campo do terrorismo, incluindo ciberterrorismo e financiamento do terrorismo. Foi Perito de Alto Nível em Terrorismo junto da Europol, contribuindo para o trabalho do Analytical Work File Hydra sobre Terrorismo, e no Police Working Group on Terrorism.
Entre 2012-2020 desempenhou funções na Fundação para a Ciência e Tecnologia, tendo-se dedicado ao desenvolvimento e implementação da estratégia nacional de Ciência Aberta e à promoção de tecnologias emergentes como a Cibersegurança. Foi Ponto de Referência Nacional em Informação Científica perante a Comissão Europeia, representante da FCT nos Grupos de Trabalho da Science Europe sobre Acesso Aberto a Publicações e Dados de Investigação e relator do subgrupo Acesso aberto e dados abertos para criação de uma Política Nacional de Ciência Aberta. Liderou uma equipa internacional no seio do Standing Working Group on Open Science and Innovation do European Research Area and Innovation Committee, que produziu as Recomendações do ERAC SWG OSI sobre ciência aberta e inovação.